27 de novembro: Dia Nacional da EAD

27 de novembro de 2015

Banner com uma menina sentada utilizando um computador. Do seu lado direito, um menino em pé lendo algumas anotações. No canto superior direito da imagem, tem a frase: 27 de novembro. dia nacional da Educação a Distância. No canto inferior direito, há duas logos: do NEAD e da FCRS

No dia 27 de novembro comemora-se o dia Nacional da Educação a Distância (EAD).  A data foi escolhida pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) e é celebrada desde 2003. Esta data tem o objetivo de divulgar e informar a sociedade da importância da educação a distância no Brasil.

A EAD é a modalidade educacional na qual os processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos. O grande diferencial dessa modalidade, é que o aluno possui flexibilidade e autonomia, podendo criar seus próprios horários de estudo além de ter a possibilidade de estudar onde estiver.

Os estudantes dessa modalidade contam com uma importante aliada nos estudos: a tecnologia. Aulas virtuais, contato com professores e tutores, além de fóruns e plataformas criadas para aproximar os alunos da realidade acadêmica.

Hoje, a educação a distância apresenta números que crescem anualmente. Segundo dados do Censo da Educação Superior de 2012, ocorreu um acentuado crescimento no número de ingressos em cursos de EAD entre 2009 e 2012, correspondendo a 63,2%, representando 15,8% das matrículas no ensino superior e contando com mais de 1 milhão de alunos matriculados.

Na FCRS, o Núcleo Educacional de Apoio Digital (NEAD) é responsável pelas atividades que envolvem o ensino semipresencial e a distância. Coordenado pela profª. Me. Luiza Maria Morais Lima, o NEAD conta com uma equipe de quatro membros, sendo subdivididos em três núcleos: Núcleo de Tecnologia, Neuton Júnior e Arnaldo Souza; Núcleo Acadêmico-Pedagógico, Lorena Maria; e Núcleo de Criação, Jândreson Silva.

Dentre os projetos já desenvolvidos pelo NEAD, está o Ambiente Virtual de Aprendizagem. Plataforma educacional que é utilizado por 19 cursos de graduação e 4 cursos de Pós-Graduação. Dentre eles, está o curso de Especialização em Docência do Ensino Superior, primeiro curso da FCRS idealizado na modalidade semipresencial, que atualmente conta com duas turmas ativas.

Uma das metas do NEAD é a implantação de disciplinas semipresenciais desenvolvidas no limite de até 20% (vinte por cento) da carga horária total do curso de graduação, conforme estabelecido nos termos da Portaria do Ministério da Educação (MEC) nº 4.059/2004.