Curso de Odontologia inova no uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem

14 de janeiro de 2016

Foto com a Profª. Luiza Lima e Prof. Helder Ferreira

O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da FCRS existe desde 2012, mas foi a partir de 2014 com a criação do Núcleo Educacional de Apoio Digital (NEAD) que mais professores começaram a utilizá-lo como um recurso complementar as atividades desenvolvidas em sala de aula. Um desses professores é o prof. Esp. Helder Ferreira, do curso de Odontologia que utilizou o AVA no período letivo 2015/2 para as disciplinas: Saúde Bucal Coletiva I, Saúde Bucal Coletiva IV e Deontologia e Odontologia Legal, de uma forma bastante inovadora na FCRS, diversificando o uso das ferramentas do AVA.

Segundo ele, a ideia de utilizar o AVA para essas disciplinas surgiu de sua experiência enquanto aluno de duas Pós-Graduações na modalidade a distância. “Eu achei fantástico a forma como foi proveitoso esta modalidade”, afirma.

O feedback dos alunos foi bastante satisfatório, com grande participação dos mesmo nas atividades desenvolvidas no AVA, como fóruns de discussão, chats e avaliações online.

— “A modalidade de ensino a distância despertou nos alunos dessas três disciplinas a proatividade e o senso crítico, e o Ambiente Virtual nos possibilita isso”. Ainda segundo o prof. Helder, os alunos que são mais inibidos em sala de aula participam e interagem mais dentro do AVA.

Em relação as dificuldades dos alunos com o AVA, ele afirma que no início houve dificuldades, entretanto foi estabelecido no Plano de Ensino da disciplina que nos primeiros encontros haveria um primeiro contato dos alunos com o AVA, onde a equipe do NEAD apresentou o AVA e os recursos que seriam utilizados na disciplina, o que ajudou os alunos a sanarem suas dúvidas.

Outro fator essencial para o sucesso dessa experiência foi a motivação do aluno. Isto ocorreu por meio de outro recurso do AVA o Fórum de Notícias, possibilitando o professor enviar mensagem automáticas aos alunos.

— “Era uma forma de estar lembrando e incentivando o aluno a estar realizando essas atividades” e realmente deu resultados, pois na pesquisa realizada no final da disciplina os alunos afirmaram que se sentiram motivados pelo professor e também pelos próprios colegas.

Dentre as atividades desenvolvidas pelo professor, destaca-se o uso do AVA para o desenvolvimento de Avaliação online para os alunos que não poderiam realizá-la presencialmente. A avaliação online ocorria simultaneamente à avaliação presencial, mas com um tempo reduzido.

Para o prof. Helder a avaliação geral dessa experiência foi positiva.

aspasA partir do momento que introduzimos dentro da disciplina novas metodologias avaliativas, novas metodologias de ensino, desperta no aluno o interesse em buscar o conhecimento para os novos tipos de atividades que estão sendo utilizadas.

De uma forma geral “os alunos acharam fantástico essa metodologia de ensino, porque isso possibilitou a eles conhecer uma forma diferente de aprender o conteúdo através de uma discussão de um determinado assunto, sem se deter apenas a leitura de textos e mais textos, e sim ler os textos e discutir”.

Solicitação de Disciplinas

Os professores interessados em utilizar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para suas disciplinas, devem encaminhar a lista com as disciplinas separadas por curso para o email do NEAD (ead@fcrs.edu.br).