Curso de Odontologia realiza cirurgia ao vivo em parceria com o NEAD

11 de outubro de 2016

Curso de Odontologia realiza cirurgia ao vivo em parceria com o NEAD

Durante a V Jornada Odontológica dos Acadêmicos da Católica (JOAC) realizou-se a atividade “Protocolo Imediato” no qual ocorreu a primeira Cirurgia ao Vivo da UNICATÓLICA. Essa transmissão foi possível em virtude da parceria firmada entre a coordenação do curso de Odontologia da UNICATÓLICA e o Núcleo Educacional de Apoio Digital (NEAD), contando com o apoio da Direção de Administração e Logística, do Centro de Tecnologia de Informação (CTI) e do Marketing da UNICATÓLICA.

Enquanto a cirurgia era realizada pelo prof. Dr. Jorge Fiamengui no Centro Cirúrgico Odontológico da UNICATÓLICA, a mesma era transmitida para o Auditório Dom Helder Câmara, onde 250 participantes acompanhavam a transmissão que narrava cada procedimento realizado diretamente do centro cirúrgico. Mais que assistir a cirurgia, os participantes podiam fazer perguntas ao prof. Jorge que respondia em tempo real. Para Fiamengui, a transmissão foi excelente, com imagens com detalhes da cirurgia de instalação de implantes, onde os alunos tinham comunicação direta com o centro cirúrgico. No Auditório, o prof. Ítalo Sarto acompanhava e descrevia alguns dos procedimentos. Além do prof. Jorge, também participaram da cirurgia o prof. Diego Esses e prof.  Daniel Sartorelli, responsável pela parte protética.

Para o presidente discente da V JOAC, Fabricio Bezerra, a transmissão permitiu aos alunos o contato com procedimentos de implantodontia avançados. Inicialmente, o prof. Jorge apresentou o caso, mostrando a tomografia e planejamento da cirurgia, logo depois se encaminhou para o centro cirúrgico, onde realizou a cirurgia e a cada instante explicava o que estava fazendo. Houve uma interação com a plateia, que poderia perguntar a qualquer momento os detalhes da cirurgia.

A transmissão também foi satisfatória de acordo com a avaliação feita pelo prof. Leonardo Rocha, coordenador do NEAD, pois mesmo em apenas dois dias foi possível montar uma estrutura que possibilitasse a transmissão do vídeo do Centro Cirúrgico para o auditório, além dos cirurgiões poderem explicar os procedimentos para os alunos que estavam em ambientes distintos e os discentes poderiam retirar as suas dúvidas, então foi um sucesso.